Rega de Precisão – IRRICAMPO instala o primeiro sistema de VRI (Rega de Taxa Variável) em Portugal

Rega de Precisão – IRRICAMPO instala o primeiro sistema de VRI (Rega de Taxa Variável) em Portugal

A IRRICAMPO acaba de instalar o primeiro sistema VRI (Rega de Taxa Variável). Foi instalado num pivot de 8 torres da Agro-Pecuária do Papelão, em Benavente, onde instalámos a VRI em 5 torres que irá controlar 10 zonas distintas de rega. Este pivot está instalado numa parcela com distintas manchas de solo e com algumas valas sendo por isso as necessidades de rega distintas, podendo com este sistema o agricultor adaptar a aplicação de água em função das necessidades previamente definidas, de cada zona da área regada pelo pivot.

Rega de Taxa Variável Valley®

Tipos de rega específicos para diferentes zonas das suas parcelas
A Rega de Taxa Variável (VRI) da Valmont® Irrigation, oferece-lhe a rega de precisão mais avançada actualmente da indústria da rega mecanizada. Com uma combinação de hardware e software patenteada, a VRI da Valley® permite-lhe personalizar a aplicação de água com base na informação topográfica, juntamente com mapas de dados do solo, dados de produtividade e outras informações definidas pelo agricultor. Com estes dados é possível com o sistema VRI, aplicar água apenas onde é necessário. Assim, não há desperdícios de água em zonas do campo em que a mesma não é necessária, como sejam valas, canais, edificações e zonas inundáveis. Ao dividir o campo em conjuntos e sectores de emissores (nebulizadores e ou aspersores), pode gerir detalhadamente a aplicação de água em mais de 5.000 zonas distintas, completamente de acordo com as suas necessidades, permitindo assim maximizar a eficiência da aplicação da água.

A VRI é bastante fácil de utilizar. Pode carregar a “prescrição” VRI no seu pivot, através de telemetria utilizando a BaseStation da Valley, conseguindo assim gerir as alterações rapidamente, à medida que a aplicação de água no campo necessita de ser alterada. Se não tiver a BaseStation, poderá carregar as “prescrições” de rega através de uma ligação por cabo ligada directamente ao painel de comando do seu pivot computorizado, sendo necessário para isso que o seu pivot esteja equipado com um painel de comando CAMS-PRO2 da Valley e com o software PRO2 de VRI.
O hardware necessário inclui instalação de caixa de controlo de zona da VRI, mais o hardware do painel de comando da VRI e as válvulas de controlo de cada emissor, que serão geridas pelo controlo de zona da VRI.

A VRI permite-lhe:

  • Aumentar a produtividade de todas as zonas do seu campo
  • Reduzir os escorrimentos, o que pode contribuir para a qualidade do solo e do ambiente
  • Aumentar a eficiência na aplicação de água e de químicos
  • – “Relaxar”, sabendo que os seus preciosos recursos hídricos estão a ser bem utilizados

Com a tecnologia agrícola de precisão mais recente e com especialistas em VRI, o serviço de gestão de dados de VRI pode ser aplicado a qualquer tipo de parcela e de cultura ao utilizar pivots Valley ou de outra marca qualquer, tudo isto a um preço acessível.
Actualmente, os agricultores têm acesso a poderosas ferramentas agronómicas que lhes permitem efectuar com exactidão a aplicação de água. O agricultor pode assim, optimizar a rega em toda a área do seu pivot, através do ajuste automático da aplicação de água em locais específicos, tendo em conta a variabilidade do campo e as exigências da cultura em tempo real, maximizando a produtividade das culturas e o seu potencial de rentabilidade. Sabemos que nem todos os campos são iguais e que nem todos os produtores têm as mesmas necessidades, por isso, a Valmont Irrigation oferece diversas opções de VRI.