Desde 1982 que a IRRICAMPO participa activamente no crescimento espectacular do mercado de rega automatizada, orgulhando-se de ter sido corresponsável, até hoje, pela instalação de cerca de 1.500 pivots da marca Valley, que cobrem mais de 40.000ha, bem como 70milhões de metros de tubo gotejador Netafim que regam mais de 35.000ha.

Na óptica do seu pioneirismo e de procurar sempre as melhores soluções e alternativas para os seus clientes, a IRRICAMPO organizou no passado dia 10 de Março de 2015, no auditório da EDIA em Beja, uma Jornada Técnica sobre a Cultura da Amêndoa, como mais uma opção cultural para a zona do Alentejo.

Qual o motivo de promovermos esta Jornada? A razão é muito simples; nos últimos meses vínhamos assistindo a uma forte solicitação de orçamentos para instalação de sistemas para a cultura da Amêndoa, nomeadamente na zona do Alentejo. Ao questionar os clientes, na maioria dos casos, relativamente a algumas das práticas culturais sobre a Amêndoa, nomeadamente marcos de plantação, necessidades hidricas e gestão da rega, invariávelmente não se conseguia ouvir duas respostas iguais, o que nos levou a “concluir” que existia de facto um grande desconhecimento sobre esta cultura e em simultâneo uma vontade de investir na mesma, isto como forma de diversificar a produção da sua exploração.

Nesse sentido e em conjunto com o nosso parceiro Regaber, procurámos montar uma Jornada Técnica que focasse todos os pontos primordiais numa cultura “nova” de forma a que a aposta na mesma seja um sucesso no futuro. Assim, procurámos que todos os intervenientes no evento, fossem técnicos já com larga experiência na cultura da Amêndoa e que pudessem transmitir ao máximo todo o seu conhecimento e experiência.

A Jornada Técnica teve o seguinte programa:

a)     Breve Apresentação da Irricampo, efectuada pelo Eng.º António Figueira gestor de cliente da Irricampo.

b)    O potencial da cultura da amêndoa em Portugal e Oportunidades de Financiamento, apresentação efectuada pelo Eng.º Pedro Santos, Director Geral da empresaConsulai.

c)     Aspectos relevantes nas novas plantações de amêndoa: que variedades utilizar; marcos de plantação; diferenças entre sistema intensivo e super-intensivo; distintas operações culturais; viabilidade económica da cultura da Amêndoa. Complementaridade da cultura ao olival super-intensivo, apresentação efectuada pelo  Eng.º Federico López Larrinaga Director Geral da empresa Nogaltec.

d)    Estratégias de rega em amendoal. O projecto de rega; necessidades hídricas da planta; tipo de sistema de rega mais adequado à cultura; como e quando regar, apresentação efectuada por Pablo Carnicero Director de Marketing da empresa Regaber.

e)     Testemunho de um caso real de plantação de amêndoas, com 2 anos no Alentejo, apresentação efectuada pelo Eng.º Pedro Branco Director Geral da Herdade da Lentisca.

A avaliar pelo número de participantes, 90 pessoas, bem como pelo interesse manifestado através de diversas questões colocadas aos oradores no final da Jornada, isto associado aos inúmeros emails de agradecimento e felicitações que recebemos posteriormente, enaltecendo toda a organização assim como a oportunidade e elevado interesse dos temas focados, leva-nos a concluir que foi mais uma acção de sucesso organizada pela IRRICAMPO e que ajudará seguramente os nossos clientes a crescer de uma forma sustentada.

coloquio_amendoal_01 coloquio_amendoal_02