À medida que a campanha de rega se aproxima, é importante ter o seu pivot “pronto” e a carta de aspersores é um ponto fulcral onde se deve focar. Aqui estão algumas dicas para fazer isso mesmo. É vital assegurar que o seu equipamento e a carta de aspersores estão em óptimo estado para aumentar a sua produção e os seus rendimentos.

 pivot_regar

1)     Certifique-se que todos os componentes dos aspersores estão correctos e instalados na localização certa na máquina.

2)     Coloque o seu pivot a funcionar com água e inspeccione visualmente todos os aspersores para verificar, que todos estão a funcionar correctamente. Inspeccione os aspersores à procura de variações no padrão de saída de água. Problemas a investigar são bicos entupidos ou pratos com desgaste.

3)     Procure por fugas nos aspersores, reguladores de pressão e componentes dos “drops” quando utilizar a máquina com água. Substitua os componentes danificados e ou partidos.

4)     Verifique se o valor da pressão de funcionamento do pivot é igual ao da pressão recomendada nos dados técnicos entregues pelo fornecedor/instalador. Para cartas de aspersores com reguladores de pressão, recomendamos a colocação de um manómetro de pressão na última saída no final da máquina e no sector do terreno mais elevado para verificar se a pressão final é suficiente para o correcto funcionamento dos reguladores de pressão. Todos os reguladores de pressão requerem uma pressão de 5 PSI acima do valor nominal de funcionamento gravado no próprio regulador. Por exemplo, um regulador de 10 PSI requere uma pressão de 15 PSI à entrada para um funcionamento correcto.

Finalmente, não esquecer que a cada 5.000 horas de funcionamento, deverá de considerar a substituição dos aspersores e reguladores. Isto varia baseado em parâmetros de qualidade da água como a utilização de água limpa ou água suja e se a água contém areia ou outros detritos. Com este número de horas, o desgaste dos bicos dos aspersores, desgaste dos pratos e reguladores de pressão irá alterar o caudal e padrão de distribuição de água dos aspersores o que irá reduzir a uniformidade da carta de aspersores. Novos componentes de aspersores combinados com uma carta de aspersão bem desenhada, asseguram que a uniformidade e eficiência estão ao seu mais alto nível. Para resumir, a carta de aspersores é um dos componentes mais críticos num pivot central ou máquina linear – não tenha medo de investir numa tecnologia nova e actualizada.